terça-feira, 22 de setembro de 2009

APRENDIZAGEM E PRÁTICA!


O grupo MAP começou seus estudos revendo o " Teorema de Pitágoras!" (hip²=cat²+cat²)
Durante os estudos, retomamos nossos conhecimentos sobre os "Ângulos".

Classificação dos ângulos:

- um ângulo de 90° chama-se RETO;
-um ângulo cuja amplitude é maior que 90° chama-se OBTUSO;
- um ângulo cuja amplitude está entre 0° e 90° chama-se AGUDO;

- se o ângulo for igual a 0º chama-se NULO;
- se o ângulo for igual a 180° chama-se RASO;


Para complementar os exercícios utilizamos o transferidor.






Após adquirirmos prática com o transferidor, confeccionamos o "Quadrante".




Em uma das aulas a turma 221 foi até o pátio, praticar o uso do quadrante.


COMO UTILIZAR O QUADRANTE?

Em primeiro lugar: escolhemos o que queremos medir.

Em segundo lugar: devemos nos posicionar a uma certa distância do objeto que pretendemos medir.

Em terceiro lugar: direcionar o quadrante com o objetivo de visualizar o ponto mais alto do objeto.

Em quarto lugar: descobrir o ângulo e a distância que nos encontramos do objeto.

Em quinto lugar: descobrir a altura dos pés até os olhos da pessoa que está medindo.

Em sexto lugar: Realizar o cálculo.

Neste cálculo, utilizamos o TANGENTE de 48°

TANGENTE = cateto oposto ao ângulo/cateto adjacente ao ângulo


















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